A+ A-
logo crad

Atividades de Extensão do CRAD/UNIVASF na Maior Feira de Caprinos e Ovinos de Pernambuco




Escrito por: Dayane Fernandes, Valdisia Celestino e José Alves

Publicado em: 09/06/2017



O Centro de Referências de Recuperação de Áreas Degradadas das Caatingas (CRAD/UNIVASF) participou nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2017 da feira de caprinos e ovinos “Capri Show” na cidade de Dormentes-PE, no Pátio Cultural de Eventos da cidade, considerada a maior feira de Caprinovinocultura de Pernambuco.

O stand do CRAD teve uma posição de destaque logo na entrada da feira evidenciando os trabalhos feitos pelo centro, com a participação de biólogos e alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Zootecnia da UNIVASF. O stand foi amplamente visitado pela comunidade local, autoridades políticas, produtores, pesquisadores, alunos do IF-Sertão e UNIVASF.

O CRAD, por sua vez, desenvolve atividades de extensão fundamentais junto à sociedade em razão da importância da flora das Caatingas e seu imenso potencial forrageiro e às questões fundamentais sobre o manejo ideal de caprinos e ovinos que pode acarretar em graves problemas ambientais como acelerar os processos de desertificação, que por consequência inviabiliza uma das principais atividades econômicas do semiárido, uma vez que estes animais são criados soltos nas Caatingas de modo extensivo, isto é, com um manejo muito rudimentar a despeito de toda a tecnologia disponível para tornar a caprino e ovinocultura, uma atividade sustentável no semiárido brasileiro.

O CRAD também realizou a doação de mudas de espécies nativas das Caatingas produzidas no viveiro do CRAD, promovendo à comunidade o conhecimento e o incentivo do plantio de espécies nativas, substituindo as espécies invasoras como o Nim (Azaradica indica) e a Algaroba (Prosopis juliflora), que promovem intoxicação do solo e o empobrecimento da comunidade de espécies nativas com alto poder de forragem tornando os ambientes de Caatingas estéreis e colapsados.



09/06/2017

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência