A+ A-
logo crad

5° Workshop do CRAD - Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga




Escrito por: Ana Caroline Coelho Pereira da Silva, Elaine Maiara Bonfim Nunes e Mariana Macario de Lira

Publicado em: 26/02/2021



No dia 26 de fevereiro de 2021 aconteceu o V Workshop do CRAD, com o tema: Desafios da ciência em tempos de crise. O evento contou com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de diferentes instituições, como a Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Universidade Federal do Ceará - UFC e Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. A abertura do evento foi realizada pelo Prof. Dr. José Alves de Siqueira, Diretor Científico do CRAD e teve participação da Profª. Dra. Maria Jaciane de Almeida Campelo. Na sequência, os discentes apresentaram projetos de pesquisa, como, iniciação científica, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e dissertação de mestrado, que estão sendo desenvolvidos no CRAD. 

No decorrer do evento foram discutidos temas relevantes relacionados ao ecossistema Caatinga, como: Conservação de espécies chaves da Caatinga, Monitoramento de espécies invasoras, Produção de substratos orgânicos, Biologia reprodutiva de espécies vegetais, Conservação de espécies em áreas de elevada biodiversidade, Recuperação de matas ciliares, Restauração de áreas degradadas e Digitalização do acervo do Herbário Vale do São Francisco - HVASF.

A discussão dos temas e apresentação dos trabalhos científicos são ferramentas para incentivar, despertar e orientar os discentes nas pesquisas desenvolvidas. O momento foi de aprendizagem e conhecimento sobre os temas. O evento em meio às adversidades e dificuldades encontradas na pesquisa foi uma chance de discutir ciência, traçar metas para os próximos passos e reafirmar o compromisso com os projetos propostos. Além disso, esta edição foi o primeiro Workshop realizado com apresentações online, uma vez que devido a pandemia, o evento foi adaptado ao formato remoto.

 

 

 

 



26/02/2021

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência