Herbário Vale do São Francisco

         O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi fundado em 14 de novembro de 2005, pelo Professor e Botânico Dr. José Alves de Siqueira Filho. Criado para servir de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), o HVASF tem como objetivo torna-se referência para a Flora das Caatingas.

         O acervo do Herbário está organizado de acordo com os padrões atuais do Angiosperm Phylogeny Group (Sistema APG III) e possui mais de 80% das espécies identificados pelos maiores especialistas do Brasil e de outros países, como Argentina, Inglaterra e Estados Unidos.

         Com a coleção 100% informatizada e online, o HVASF está integrado à Rede Brasileira de Herbários (RBH), ao INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos / speciesLink, e desde 2009 indexado ao Index Herbariorum (New York Botanical Garden). O herbário possui banco de dados próprio, o Software Carolus, um sistema online, multiusuário e integrado com Sistema de Informações Geográficas.

image
         O acervo principal é complementado por três coleções acessórias: Xiloteca (XVASF), Coleção de Sementes e Coleção Viva. Juntas, as coleções possuem quase 5000 fotos de alta resolução, todas online.

       O HVASF assume um papel importante na conservação da Caatinga, uma vez que serve como fonte de informação científica para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao manejo adequado e conservação da flora do semiárido brasileiro.


  •       O que é um Herbário?
             Herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, provenientes de diferentes ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região.

            A formação de herbários iniciou-se no século XVI na Itália, como coleções de plantas secas e costuradas em papel. Foi Lineu (1707-1778) que popularizou a prática corrente de montar os exemplares em simples folhas de papel e guardá-las horizontalmente.
  •       Qual a importância de um Herbário?
            Os herbários desempenham um papel único e crítico diante dos esforços globais em amenizar a perda da biodiversidade, sustentando um inestimável acervo de plantas e dados que documentam a existência de espécies em um determinado tempo e espaço.

            As informações contidas em um herbário caracterizam a vegetação e flora de uma determinada região, gerando fontes básicas para estudos taxonômicos, florísticos e ecológicos, além de subsidiar trabalhos de biodiversidade, usos medicinais, tóxicos, forrageiros e indústria alimentícia em geral.

            Dentre os objetivos do Herbário estão: preservar e albergar material vegetal de referência, ordenando de uma forma simples e indexada para possibilitar a identificação rápida de exemplares colhidos, bem como constituir uma referência sobre os nomes corretos de cada espécie e uma base de dados o mais completa possível sobre a diversidade e vegetação de uma dada região.