A+ A-
logo crad

Palestras

Dr. Leonaldo Alves de Andrade - 23/09/2010


     O Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD) promove no dia 23/09 (quinta-feira) palestra com o pesquisador Prof. Dr. Leonaldo Alves de Andrade, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Prof. Leonaldo possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba, Campus II - Areia. Tem experiência na área de Botânica Aplicada, atuando principalmente na Caatinga e ecossistemas associados, com ênfase nos seguintes temas: fitossociologia, sucessão ecológica, invasão biológica por espécies exóticas em ecossistemas terrestres, viveirismo e silvicultura conservacionista (utilizando espécies nativas), matas ciliares e gestão ambiental.

     O tema abordado será Invasão Biológica na Caatinga: uma ameaça à biodiversidade autóctone. A invasão biológica constitui um tema novo para a ciência e para a Botânica, em particular. As espécies invasoras provocam, atualmente, grandes perdas em todos os biomas terrestres, quer sejam econômicas, quer sejam de táxons.

     A Caatinga vem sofrendo processos de invasões biológicas há algumas décadas e o Grupo de Pesquisa em Ecologia Vegetal, Estudo da Diversidade e Conservação do Semiárido vem desenvolvendo um trabalho pioneiro neste contexto, cujos estudos iniciaram em 2004 com a espécie Prosopis juliflora e atualmente já envolvem outras quatro espécies invasoras da Caatinga e ecossistemas associados. Este trabalho foi fortalecido com uma parceria internacional com Grupo de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e recebeu o apoio da CAPES, sob a coordenação do Professor Leonaldo Alves de Andrade.

     A palestra será aberta ao público com entrada franca e será realizada no auditório da Biblioteca, Campus Sede da UNIVASF em Petrolina às 19h30min do dia 23/09/2010.

Dr. Sérgio Romero da Silva Xavier - 23/08/2010


     O Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD) recebeu na semana passada o pesquisador Prof. Dr. Sérgio Romero da Silva Xavier da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde foi conferida no dia 23/08 às 19hs a palestra “Pteridófitas do Semiárido”, no auditório da Biblioteca da UNIVASF/Campus Petrolina. A palestra foi marcada com expressiva presença de alunos e professores desta Instituição, muitos questionamentos a respeito deste grupo de vegetais (avencas e samambaias) motivaram os participantes a conhecer um pouco mais sobre as Pteridófitas do semiárido.

     Mas a semana não parou por ai, no dia seguinte o professor juntamente com alunos e o pesquisador Marcondes Oliveira foi conhecer a Serra da Fumaça localizada no município de Pindobaçú/BA, local este escolhido por apresentar uma grande diversidade de ecossistemas (Cerrado, Campo rupestre, Mata Semidecídua, Mata Ciliar e Campo limpo), além de diversos microhabitats, com altitude superior a 1000 metros. Ambiente propício ao estabelecimento das Pteridófitas bem como outros grupos de plantas, a Serra da Fumaça encanta não apenas pela sua biodiversidade como pela beleza cênica, entrecortada por rios e cachoeiras.

     De volta ao CRAD, nos dias 26 e 27/08 foi promovido um minicurso sobre a Sistemática e Ecologia das Pteridófitas, nestes dois dias, alunos e professores tiveram a oportunidade de identificar e conhecer mais sobre este grupo de plantas que a muitos encantam pelo seu alto valor ornamental.

Dr. George B. Schaller - 30/04/2010


     No dia 30 de abril, as 19 horas na sala do núcleo temático nº 28 - Campus da UNIVASF de Juazeiro-BA, foi realizado uma palestra com Dr. George B. Shaller. Schaller recebeu seu Bacharelado em Ciência na University of Alaska em 1955, e foi para a University of Wisconsin-Madison para obter seu doutorado em 1962. De 1962 a 1963, foi membro do Departamento de Ciências Comportamentais da University of Stanford. De 1963 a 1966, foi pesquisador associado da University Johns Hopkins no departamento de Pathobiology, e de 1966 a 1972, trabalhou como pesquisador associado nos estudos de comportamento animal na Rockefeller University. Mais tarde foi diretor do New York Zoological Society International, do Programa de Conservação 1979-1988.

     Em sua carreira desenvolveu estudos em quase todos os continentes do planeta, pesquisando e desenvolvendo ações para conservação de grande mamíferos como gorilas, leões e antílopes na Africa, panda-gigante na china e grandes felinos asiáticos. Hoje, ele é vice presidente da organização não governamental "Panthera", que atua na conservação mundial de felinos e pesquisador da Wildlife Conservation Society.

     Durante a visita, o Dr. George B. Schaller acompanhou as expedições de campo do projeto "Conservação da onça-pintada (Panthera onca) no submédio São Francisco: estabelecimento do corredor de fauna no nordeste brasileiro" (CENAP-ICMBio).

Dr. José Alves de Siqueira Filho - 13/04/2010


     No dia 13 de abril de 2010, às 19:00 horas na sala 22, no Campus Sede da UNIVASF de Petrolina, o Professor Dr. José Alves de Siqueira Filho, CRAD/UNIVASF, ministrou a palestra intitulada "O CRAD é a salvação da Caatinga?".

Dra. Inara Roberta Leal - 12/04/2010


     No dia 12 de abril a Professora Dra. Inara Roberta Leal - UFPE, ministrou sua palestras na sala do núcleo temático I - Campus Sede da UNIVASF de Petrolina.

Gustavo Brant de Carvalho Paterno - 17/03/2010


     Gustavo Brant, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrou no dia 17/03 a palestra Plantas Enfermeiras (nurse plants) e Restauração Ecológica da Caatinga: Uma Abordagem Experimental no CRAD (UNIVASF), Petrolina - PE, Brasil.

Cursos

Dra. Laís Angélica Borges - 04/10/2010


     O Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD) realizou nos dias 03 a 05 de novembro de 2010, um Curso de Análise Citoquímica de Sementes, que foi ministrado pela Professora Dra. Maria Izabel Gallão (UFC).

Dra. Maria Izabel Gallão - 03/11/2010


     A bióloga Laís Angélica Borges, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrará palestra no dia 04 de outubro, às 19h00min no auditório da Biblioteca Campus Sede da UNIVASF de Petrolina, com o tema: Estudos dos Sistemas Reprodutivos Aplicados à Conservações de Espécies e a Recuperações de Áreas Degradadas. Entre os dias 05 e 09 de outubro, o curso teórico/prático intitulado Sistemas Reprodutivos de Plantas da Caatinga, o qual será direcionado aos alunos de Ciências Biológicas, Agronomia e das Engenharias Agrícola e Ambiental. O curso será realizado no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD), no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e será conferido certificado aos participantes.

     A Dra. Laís Borges tem experiência em Biologia Floral e Reprodutiva, bem como em Ecologia da Polinização. Seu trabalho tem ênfase nos processos ecológicos que atuam sobre as estratégias reprodutivas de espécies lenhosas ocorrentes em ecossistemas nordestinos. Desenvolve também trabalhos na linha de ecologia molecular de populações de plantas nativas da Caatinga. Estes e outros aspectos importantes para a conservação e restauração do ecossistema serão abordados em maiores detalhes ao longo do curso. O curso teve como base as instalações do CRAD e foi constituído por aulas teóricas e práticas. As coletas dos dados e as observações de campo foram realizadas nas parcelas permanentes e áreas adjacentes de Caatinga pertencentes ao Campus de Ciências Agrárias da UNIVASF, bem como nas ilhas do rio São Francisco.

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência