A+ A-
logo crad

Preparo do substrato


     O CRAD/UNIVASF dispõe de um galpão anexo utilizado para armazenamento dos insumos e preparo do substrato utilizado na produção das mudas. Atualmente, o CRAD/UNIVASF utiliza como substratos a casca de pinus compostada e o pó da casca do coco verde.

     O coco é obtido no próprio centro, por meio do processamento da casca de coco verde disponível na região. Para isso, o centro adquiriu uma mini-usina de beneficiamento da casca de coco verde, a qual tritura, prensa e classifica as fibras longas, fibras curtas e o pó. As fibras longas e curtas são utilizadas como cobertura do solo, após plantio das mudas no campo. O pó, separado da fibra curta por meio de peneiras, é utilizado como substrato para a produção das mudas. O centro também dispõe de uma betoneira para mistura do fertilizante ao substrato e de uma mesa vibradora para enchimento dos tubetes.

Viveiro

     O viveiro do CRAD/UNIVASF apresenta uma capacidade instalada de 100 mil mudas, produzidas no sistema de tubetes (280 cm3). Esse viveiro também conta com dois sistemas de irrigação, sendo o primeiro por microaspersão e o segundo por subirrigação. Nesse último, os tubetes são colocados em tanques e a água penetra no substrato pelo orifício de drenagem do tubete. Essa técnica permite o reaproveitamento da água ao longo dos ciclos de irrigação. A cobertura do viveiro, feita com telas de sombreamento de 50 e 75%, é móvel. Isso permite a aclimatação das mudas no próprio local de produção, por meio do recolhimento da cobertura.

Objetivos


O viveiro foi concebido para atender os seguintes objetivos:

• Gerar os protocolos de produção de mudas de espécies nativas da Caatinga, por meio da realização de pesquisas científicas;

• Produzir mudas para subsidiar a montagem dos modelos de recuperação de áreas degradadas;

• Atender a sociedade civil por meio da comercialização das mudas.

Imagens


Em breve.

Coleção Viva

Em breve.

Objetivos


Em breve.

Imagens





Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência