A+ A-
logo crad

Os Umbuzeiros pedem socorro!




Escrito por: Michael Santana

Publicado em: 15/03/2021



Uma perda inestimável
Poderíamos estar perdendo só mais uma espécie como tantas outras que já se foram, sem nem conhecermos.. Mas dessa vez são nossos umbuzeiros que estão indo embora, tão intimamente ligados a nós sertanejos, desde filhos, pais, avós e tantas outras gerações que de alguma forma tiveram ligação com essas árvores centenárias. Considerada a "árvore sagrada do sertão" por Euclides da Cunha, o umbuzeiro serve de suas folhas, raízes e frutos, tanto para animais silvestres como para famílias de baixa renda e seus animais de criação. Os períodos de safra do umbu, é sinônimo de festa para pequenos agricultores extrativistas que garantem o sustento familiar a partir da comercialização do fruto, um alento que coincide com o período de escassez de trabalho na região. No entanto, os últimos anos estão sendo desastrosos para os umbuzeiros, baixa produção de fruto, árvores velhas, debilitadas e morte, são realidades latentes.
Onde estão as árvores mais novas??
Não se vê mais na Caatinga nativa árvores novas!
E quando as árvores idosas morrerem?
O risco de extinção é real para os próximos anos!
É inestimável perder os umbuzeiros, os danos socioambientais e efeitos sinérgicos com outras espécies de plantas, animais e famílias carentes do interior do nordeste são difíceis de serem calculados.
Os umbuzeiros pedem socorro, estão maltratados e esgotados.
O CUIDADO com os umbuzeiros é urgente.
Não deixemos morrer essa riqueza exclusiva do sertão nordestino que tanto tem nos servido.



15/03/2021

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência