A+ A-
logo crad

O despertar da missão




Escrito por: Tamiris Almeida Ribeiro

Publicado em: 19/11/2020



Sou Tamiris Almeida Ribeiro, natural da cidade de Remanso, município brasileiro no interior do estado da Bahia, às margens do Rio São Francisco. Comecei a estagiar no CRAD (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas - UNIVASF) em setembro de 2020 e, conheci espécies nativas da Caatinga, bioma presente na região em que nasci e cresci, que não tinha visto em nenhum dos meus 18 anos de vida.

 

O interesse em fazer um pedido de doação de algumas mudas nasceu ao pensar que os mais velhos e até as novas gerações da minha família poderiam nunca conhecer certas espécies que são uma riqueza nossa, que a gente tem que cuidar e admirar sempre. Eu realizaria o plantio na roça de meu bisavô, Bartolomeu da Silva Amorim, numa região da área rural conhecida como Lagoa do Brejo, deixando a mostra uma de nossas riquezas desconhecidas a qualquer um que passasse por lá.

 

Escolhi pedir mudas ao Prof. Dr. José Alves de Siqueira, Fundador e Diretor Executivo do CRAD da espécie Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos, pelos seus benefícios, como o poder medicinal que tem, e sua beleza, que com certeza encantará todos, assim como as gerações da minha família.

 

                                                                                      

 

O pedido foi aceito e realizei o plantio com meu tio avô, Valmir da Siva Amorim, e duas de minhas primas mais novas, Sara Almeida Amorim e Safira Almeida Amorim, no dia 15 de novembro de 2020. Atualmente moro em Petrolina – PE, porém, as mudas ficarão lá sobre os cuidados de meu tio avô e nas minhas idas à Remanso também cuidarei para que elas cresçam bem.

 

Gostaria de agradecer ao Prof. Dr. José Alves de Siqueira, por autorizar a doação das mudas e confiar que cuidarei delas corretamente, fazendo com que eu possibilite que mais pessoas contemplem uma das riquezas da Caatinga. O meu obrigada também à Elaine Maiara Bonfim Nunes e Mariana Macario de Lira Santos, por me encorajarem a realizar essa belíssima ação, sou grata demais por fazer parte da família do CRAD, que venham muito mais trabalhos para preservar o nosso belo e rico ecossistema.



19/11/2020

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência