in Curiosidades

Há muitas mulheres por trás de importantes avanços na Ciência da Computação. Dentre elas, este blog já mencionou Augusta Ada King, A Condessa de Lovelace. Vamos a mais algumas delas, dentre muitas outras.

Meg Whitman foi CEO do popular site eBay desde Março de 1998. Levou a empresa de pouco mais de 100 empregados até mais de 9.000 espalhados por todo o mundo. Meg também foi considerada a mais influente mulher de negócios pela revista Fortune, em 2004.

Shafi Goldwasser, cientista na área de Teoria da Computação, duas vezes vencedora do prêmio Godel. É professora de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no MIT. Sua área de pesquisa inclui Teoria da Complexidade e Criptografia.

Barbara H. Liskov, tornou-se a primeira mulher nos Estados Unidos a obter um PhD em Ciência da Computação, em 1968, na Universidade Stanford.

Frances E. Allen,é uma cientista da computação e pioneira na área de otimização de compiladores. Ela também foi a primeira mulher a a receber o ACM’S Turing Award em 2006. Entre suas realizações estão trabalhos pioneiros em compiladores, otimização de código, e paralelização.

Jean E. Sammet (1928), matemática e cientista da computação; desenvolveu a linguagem de programação FORMAC, na IBM, onde trabalhou por 27 anos. FORMAC foi a primeira linguagem de computaçaõ para manipulação simbólica de fórmulas matemáticas. Ela também foi membro do subcomitê que criou a linguagem COBOL.

Kay McNulty, Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Ruth Lichterman, Betty Jennings, e Fran Bilas, foram programadoras do ENIAC – Electronic Numerical Integrator And Computer, o primeiro computador eletrônico digital de grande escala capaz de ser reprogramado para resolver uma ampla gama de problemas de computação.

Augusta Ada King, Condessa de Lovelace (10 de Dezembro de 1815 – 27 de Novembro de 1852). Para “Ada”, o blog tem um post específico sobre sua contribuição para a Computação.

E muitas, muitas mais…

 

Fonte: http://www.cs.bris.ac.uk/admissions/what_is_cs/FamousWomen.html