in Curiosidades

Quando li pela primeira vez o termo BRONTOBYTE em artigos sobre Big Data, imaginei prontamente um brontossauro. É esse cara aí embaixo:

brontosaurus

Claramente, o brontossauro passa a ideia de algo de tamanho “descomunal”. Mas o fato é que o Brontobyte nem é a maior medida em bytes até o momento. O posto de maior medida digital é ocupado atualmente pelo Geopbyte.

A imensa quantidade de dados produzidos diariamente, a cada hora, a cada minuto … em nossa voraz e conectada sociedade tem alcançado valores que não se imaginava há poucos anos atrás.

Um infográfico fornecido pela Intel [1] relativo a dados de 2013 sobre o que acontece na Internet em um minuto demonstra a alarmante quantidade de dados gerados em tempos de redes sociais, smart devices, computação ubíqua e pervasiva, Internet das Coisas, computação cyber-física etc.

embedded-infographic-600-logo

Estimava-se (em 2013) que o conteúdo digital produzido oscilava em torno de 4 (quatro) zettabytes.

Mas voltemos ao Brontobyte…

E vamos logo ao que interessa:

  • 1 Bit = Dígito Binário (0 ou 1)
  • 8 Bits = 1 Byte
  • 1024 Bytes = 1 Kilobyte
  • 1024 Kilobytes = 1 Megabyte
  • 1024 Megabytes = 1 Gigabyte
  • 1024 Gigabytes = 1 Terabyte
  • 1024 Terabytes = 1 Petabyte
  • 1024 Petabytes = 1 Exabyte
  • 1024 Exabytes = 1 Zettabyte
  • 1024 Zettabytes = 1 Yottabyte
  • 1024 Yottabytes = 1 Brontobyte
  • 1024 Brontobytes = 1 Geopbyte

É isso! Mas, dá para imaginar isso?

Em Agosto de 2015 [2]  a Samsung anunciou o maior HD do mundo, com capacidade de 16 Terabytes de informação. Mas vamos imaginar o cenário comum no qual você, leitor, possui hoje (2016) um poderoso HD de 1 Terabyte!

Se você desejar armazenar 1 Brontobyte, considerando as devidas aproximações (1 Tera = mil Giga) para facilitar o entendimento, serão necessários mil trilhões de HD’s de 1 Terabyte. Lembre-se que esta ainda não é a medida mais alta, pois mil Brontobytes nos fornecem um Geopbyte.

Pois é! Será que um dia produziremos esta extraordinária quantidade de dados?

Quem sabe no dia em que for possível efetuar o download de todas as informações que um único cérebro humano armazena da gestação até a morte? Seria esta a fórmula da imortalidade? Clonagem de um indivíduo terminal, download e upload de 1 Geopbyte para um novo corpo? E a alma? E os conceitos metafísicos sobre a existência? E quanto às religiões? Polêmica instaurada! =P

Mas voltando ao mundo real, sequer se conhece ao certo o poder de armazenamento do cérebro humano e as publicações mais sérias sobre o assunto são muito cautelosas ao afirmar algo que lembra a velha máxima do filósofo grego Sócrates (só sei que nada sei): “não é possível afirmar com certeza a capacidade de informação do cérebro humano e qualquer estimativa nesse sentido pode ser imprecisa.”

Mas bem, agora você já sabe o que é um Brontobyte, equivale a mil trilhões daquele HD que você acha que pode guardar “um bocado das suas coisas e ainda sobrar”.

[1] – http://www.intel.com/content/www/us/en/communications/internet-minute-infographic.html

[2] – http://arstechnica.com/gadgets/2015/08/samsung-unveils-2-5-inch-16tb-ssd-the-worlds-largest-hard-drive/