• O que é Zootecnia?

    A zootecnia é a ciência que busca a maior produtividade e rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos como carne, ovos, leite e seus derivados. Por meio de planejamento agropecuário, pesquisas nas áreas de seleção e melhoramento genético e técnicas de nutrição e reprodução, o zootecnista atua em toda a cadeia produtiva animal.


  • Qual a importância do curso?

    O agronegócio brasileiro vem crescendo anualmente em velocidade superior a média nacional, grande parte desse crescimento deve-se a atuação do Zootecnista, que desenvolvem tecnologias para melhorar a nutrição, a genética, as instalações, o manejo, as condições de bem estar e rentabilidade dos animais, contribuindo para transformar o Brasil em uma das maiores potência produtora de alimentos do mundo.


Colegiado Acadêmico de Zootecnia


          O curso de Zootecnia surgiu da necessidade de suprir a demanda sócio regional, tendo como objetivo principal a formação de profissional de nível superior, com capacidade para desempenho profissional técnico-científico e de atuação como agente social comprometido com a promoção do desenvolvimento sustentável e da contínua melhoria da meio ambiente.

O curso de Zootecnia da UNIVASF está alicerçado na indissolubilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão e tem como proposta central a qualidade de ensino, a gestão democrática e a responsabilidade social com vistas a formar um cidadão crítico e participativo.


          Atualmente, existem 12 cursos de Zootecnia no Nordeste, sendo quatro em instituições estaduais e oito em instituições federais. A área de abrangência do semiárido é de 912 mil km², ocupada por 22 milhões de pessoas, sendo a relação de profissionais por área ou habitantes, ainda baixa. Dessa forma, o mercado de trabalho para o egresso de Zootecnia é um mercado em franca expansão, principalmente na região do semiárido brasileiro.

Justificativas do curso


          O profissional zootecnista está em alta no contexto socioeconômico mundial devido ao aumento da população e a diminuição das áreas agrícolas, resultando em crescente demanda por uma produção agropecuária eficiente, rápida e lucrativa, área em que atua o especialista em animais.

          Apesar disso, na região onde curso está inserido, a produção animal ainda é incipiente, pois embora haja um número significante de animais (principalmente caprinos, ovinos e, em menor número, bovinos), a produção não dispõe de tecnologias para aumento da produtividade. Em geral, a criação de animais está concentrada nos pequenos agricultores, cuja renda está em torno de dois salários mínimos.

          O curso se justifica por gerar recursos humanos qualificados para incrementar a produtividade do rebanho na região do semiárido, sendo um dos desafios do Projeto Pedagógico do Curso, cujos princípios estabelecem o respeito à fauna e a flora, a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente, além do emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo, e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.

A expectativa é que a formação de zootecnistas na região traga benefícios aos pequenos produtores, aumentando sua renda pelo uso de manejo mais adequado e alternativo e, para os grandes produtores, inovando com o uso de tecnologias geradas na Universidade, reduzindo o impacto nos ecossistemas naturais.

 

Conheça mais sobre o curso

Laboratórios

Laboratórios

Os laboratório auxiliarão as atividades de ensino e pesquisa no decorrer do curso.

Saiba mais

Setores

Setores de Produção

Os setores de produção têm por função dar continuidade e experiência prática...

Saiba mais

Superstition

Campus

O campus de ciências agrárias da Univasf está localizado em Petrolina...

Saiba mais