Campus Ciências Agrárias - Petrolina - PE.


















   LINHAS DE PESQUISA


 

Área de concentração: Ciências Veterinárias

Compreende estudos que envolvem anatomia, citologia, histologia, fisiologia, nutrição, microbiologia, parasitologia, genética molecular, ecologia, manejo e conservação da fauna silvestre, georreferenciamento, toxicologia, produção, reprodução, produtos e processos biotecnológicos associados a melhorias na saúde e bem estar animal. Colaborar na área de saúde animal e saúde pública para a compreensão da etiologia, epidemiologia, patogenia, diagnóstico, tratamento médico ou cirúrgico, prevenção e controle das enfermidades em animais domésticos ou silvestres existentes no Semiárido. As linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos nessa área devem consolidar grupos de pesquisa voltados a estudos relacionados à biodiversidade regional, maximizando o desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora dos recursos naturais oriundos do Semiárido.

Linhas de Pesquisa:

1) Bioprospecção e Biotecnologia aplicada à Medicina Veterinária

Estudar a ultraestrutura e função de biomoléculas e células através de técnicas de bioinformática, genômica, proteômica, cultivo e terapia celular, associando tais estudos a melhorias na saúde, bem-estar e produção animal no Semiárido. Estudar a microbiota do leite, compostos bioativos de origem vegetal e animal, assim como as biotecnologias da reprodução fundamentais e aplicadas a fim de maximizar o potencial genético dos animais domésticos e silvestres. Realizar a bioprospecção e estudar as atividades biológicas de extratos e substâncias puras oriundos do bioma Caatinga com potencial aplicado à Medicina Veterinária.

Professores:

Prof. Dr. Edilson Soares Lopes Júnior
Profa. Dra. Francesca Silva Dias Nobre
Profa. Dra. Gisele Veneroni Gouveia
Prof. Dr. Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida
Prof. Dr. João José de Simoni Gouveia
Profa. Dra. Maria Helena Tavares de Matos
Prof. Dr. Mateus Matiuzzi da Costa
Prof. Dr. Rafael Torres de Souza Rodrigues
Prof. Dr. Raimundo Campos Palheta Junior


2) Morfofisiologia e Metabologia Animal


Visa contribuir de forma integrada nos conhecimentos da biologia celular, histologia e fisiologia dos animais domésticos e silvestres. Estudar o comportamento animal frente às mudanças climáticas no contexto de sua conservação no Semiárido, além das alterações fisiológicas e metabólicas influenciadas por agentes tóxicos, resíduos agroindustriais, desafios nutricionais e suas interrelações com o complexo saúde-doença.

Professores:

Prof. Dr. Alexandre Coutinho Antonelli
Prof. Dr. Daniel Ribeiro Menezes

Prof. Dr. Guilherme José Bolzani de Campos Ferreira
Prof. Dr. Hugo Colombarolli Bonfá
Prof. Dr. Leonardo Barros Ribeiro
Prof. Dr. Rafael Torres de Souza Rodrigues
Prof. Dr. Tadeu Vinhas Voltolini


3) Saúde Animal e Medicina Veterinária Preventiva


Abordar o estudo epidemiológico de doenças de importância médico-veterinária no Semiárido, identificando fatores de riscos associados à infecção nos animais e no homem. Estudar a etiopatogenia e manifestações clínicas das várias doenças, traumas ou intoxicações, e a interrelação entre os agentes causadores de doenças (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes), seus respectivos hospedeiros (animais domésticos, silvestres e o homem) e o meio ambiente. Monitorar as áreas de ocorrência de patógenos através de georreferenciamento. Diagnosticar doenças infecciosas e parasitárias através de técnicas laboratoriais, envolvendo citologia, histologia, farmacologia, toxicologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, biologia molecular e diagnóstico por imagens, estudar alternativas de tratamento com plantas da caatinga com este potencial e avaliar tratamentos médico ou cirúrgico e as formas de prevenção e controle das doenças de impacto para o desenvolvimento regional.

Professores:

Prof. Dr. Alexandre Coutinho Antonelli
Prof. Dr. Alexandre Redson Soares da Silva
Profa. Dra. Ana Catarina Luscher Albinati
Prof. Dr. Durval Barauna Júnior
Prof. Dr. Mateus Matiuzzi da Costa
Prof. Dr. Mauricio Claudio Horta
Prof. Dr. Rafael Torres de Souza Rodrigues

Prof. Dr. Raimundo Campos Palheta Junior

Prof. Dr. Rodolfo de Moraes Peixoto


 

 


Conteúdo © 2013-2021 Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido

 

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Coordenação de Perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Fundação de Amparo à Ciência  e Tecnologia do Estado de Pernambuco