Eduard Montgomery Meira Costa

INÍCIO
Áreas de Pesquisa

Áreas de Interesse/Conhecimento

Youtube

Links

 

PUBLICAÇÕES:
Livros
Artigos

Apostilas
Relatórios
Formação

Softwares

Outros

LATTES:
CV Lattes
Grupos de Pesquisas

UNIVASF:
Disciplinas

Materiais para download

CONTATOS:
eduard.montgomery@univasf.edu.br
emontyc@yahoo.com.br
edmonty@ig.com.br

Dissertação - 1997  (92 páginas)

Contribuição ao Uso da Lógica Temporal na Especificação de Comportamentos de Sistemas a Eventos Discretos

Resumo: As Redes de Petri têm se tornado uma ferramenta de grande utilidade para modelagem e análise de Sistemas a Eventos Discretos. O uso da lógica temporal para a especificação de comportamentos de modelos de SEDs é, aqui, introduzido, desde que esta é uma ferramenta de alta abrangência, substituindo as linguagens formais, na busca da solução da síntese do supervisor. A principal classe de redes de Petri utilizada para a modelagem neste trabalho, são as Redes de Petri com Função de Habilitação de Transições, que apresentam funções lógicas em suas transições, que geram uma seqüência desejada, para servir como supervisor, o qual deve possuir a mesma estrutura do modelo do sistema a ser controlado.

 

Exame de Qualificação (129 páginas)

A Síntese de Supervisores de Sistemas a Eventos Discretos Utilizando Álgebra dos Dióides

 

Resumo: A aplicação da álgebra de dióides é conhecida na modelagem de SEDs que necessitam de sincronização e exibem periodicidade. O uso desse tipo de álgebra permite descrever a dinâmica do SED através de equações de estado lineares semelhantes àquelas utilizadas na teoria de controle clássico. Por outro lado, utilizando esta álgebra e associando matrizes de incidência aos autômatos, onde considera-se a divisão do conjunto de eventos em eventos controláveis e eventos não controláveis, é possível se sintetizar um supervisor para um SED, a partir de uma especificação de comportamento definida através de uma matriz de incidência. Essa mesma abordagem, também pode ser aplicada para sintetizar supervisores para SEDs não determinísticos, onde neste caso, são considerados alguns estados internos não observáveis diretamente a partir dos eventos gerados pelo sistema. Esse trabalho também trata dos autômatos temporizados, mais conhecidos como autômatos (max,+), onde, através de séries formais definidas na álgebra de dióides, pode-se definir diretamente a linguagem reconhecida.

 

Tese de Doutorado (171 páginas)

A Síntese de Supervisores de Sistemas a Eventos Discretos
Temporizados e Não Temporizados

Resumo: Esse trabalho apresenta uma formalização alternativa para a síntese de supervisores de sistemas a eventos discretos utilizando a álgebra de dióides. Tanto o sistema como a especificação de comportamento são representados por matrizes de incidência. A síntese do supervisor é realizada através de operações algébricas da álgebra de dióides. Os resultados encontrados com esta formalização são semelhantes aos resultados obtidos com o algoritmo clássico da suprema sublinguagem controlável. A complexidade computacional do algoritmo proposto é igual à complexidade do algoritmo clássico.

A formalização apresentada permite estender a formulação do problema de controle supervisório para incluir uma representação temporal, e proceder à síntese de supervisores de sistemas a eventos discretos temporizados. Essa extensão utiliza o autômato temporizado, denominado autômato (max,+), para representar sistemas a eventos discretos. De forma semelhante ao caso não-temporizado, tanto o sistema como a especificação de comportamento são representados por matrizes de incidência definidas na álgebra (max,+). A classe de sistemas a eventos discretos que pode ser tratada com o formalismo apresentado é restrita ao caso em que o tempo de vida de um evento é especificado em termos de número real que é interpretado como o tempo mínimo para a habilitação do evento. Dessa forma, a abordagem proposta determina uma formulação unificada para o tratamento desses sistemas.