BAJA

SAE BRASIL

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que une engenheiros, técnicos e executivos com a missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia. Desde então, a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 5 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia do Brasil.

Competição Baja SAE

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando preparar o estudante para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto e construção.

Baja na UNIVASF

O projeto Baajatinga BAJA SAE consiste na construção de um veículo off-road monoposto, tipo “Baja”, desenvolvido pelos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco. O protótipo foi modelado para apresentar características consideradas significantes, tais como: baixo custo, alta mantenabilidade e confiabilidade, design inovador, alto desempenho, baseado no equilíbrio entre a capacidade de velocidade, aceleração, resistência e tração do protótipo, bem como na capacidade competitiva no mercado off-road.