O estudante de ciências da natureza pode concorrer a diversas bolsas de estudo para garantir uma especialização numa das áreas de interesse e garantir melhor oportunidade de dedicação ao curso, por serem um grande incentivo fincanceiro e aproximar o estudante de seu futuro profissional. Existem diversas modalidades de bolsa, que o estudante pode se inscrever ou procurar um professor para elaborar e inscrever um projeto. Abaixo as principais oportunidades, juntamente com uma breve descrição. Em seguida, estão listados alguns projetos em atividade, desenvolvidos por professores e estudantes no curso de Lic. em Ciências da Natureza.



INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura para realizar parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes nas escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Atividades sendo desenvolvidas:

  • Subprojeto Geociências
  • EXTENSÃO

    O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) é um instrumento, que oferece bolsas para estudantes regularmente matriculados na graduação, voltado para o desenvolvimento de projetos com o propósito de aprofundar ações políticas voltadas à institucionalização da extensão no âmbito da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Projetos de extensão promovem uma relação Universidade-Sociedade, mutuamente transformadora, articulando arte, ciência, ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento social sustentável. Possibilitam a aprendizagem recíproca entre estudantes, professores, técnicos e sociedade.

    Atividades sendo desenvolvidas:

  • São Raimundo nos Astros
  • Introdução à Linguagem de Programação R

  • MONITORIA

    Mantido pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN), a atividade de monitoria está voltada ao compartilhamento da experiência adquirida pelo monitor com outros alunos, auxiliando as necessidades teóricas e experimentais das disciplinas envolvidas, melhorando a qualidade das disciplinas envolvidas no curso, ampliando o contato extraclasse dos alunos com a disciplina, ao mesmo tempo em que o monitor auxilia o professor e desenvolve as próprias aptidões para a docência.

    Atividades sendo desenvolvidas:


  • PESQUISA

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa aproximar o estudante das atividades de pesquisa, através de uma orientação continuada, onde o estudante pode publicar um trabalho, apresentá-lo em congressos, aprimorando seu currículo.

    Atividades sendo desenvolvidas:


  • ENSINO

    Descrição em breve.

    Atividades sendo desenvolvidas:

  • ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

    A Bolsa Permanência é um apoio financeiro mensal para estudantes matriculados nos cursos de graduação presencial da Univasf e que estejam efetivamente frequentando as atividades acadêmicas. Serão selecionados prioritariamente conforme critério socioeconômico. A análise socioeconômica levará em conta a renda familiar per capita, a origem escolar no ensino médio, a origem domiciliar e a condição habitacional da família. Os processos seletivos para Bolsa Permanência ocorrem semestralmente de acordo com disponibilidade orçamentária da Univasf. Acesse a página da PROAE para mais detalhes.

    LINKS ÚTEIS