PÁGINA INICIAL
Objetivos do Grupo
Fundamentos das Pesquisas
Perspectivas

PRODUÇÃO
Integrantes
Linhas de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
Laboratórios

OUTROS
Links Úteis
Imagens
Downloads

CONTATOS



O Grupo de Pesquisa em Eletromagnetismo (GEMA) é formado por pesquisadores (Doutores, Mestres, etc.) da UNIVASF e outras instituições que desenvolvem pesquisas em várias especificidades na área de Eletromagnetismo. Tanto na teoria como na aplicação, as pesquisas relacionadas envolvem estudos aprofundados e experimentos.

Pesquisas teóricas são baseadas em estudos sobre as equações de Maxwell e derivações das mesmas em aplicações específicas ou genéricas. Especificidades de estudos teóricos, também envolvem estudos nos novos equacionamentos do Eletromagnetismo de Robert Distinti (veja link na página de downloads).

Na perspectiva de aplicações, as visões são direcionadas a encontrar novas aplicações práticas de campos elétricos e magnéticos na área de engenharia.

Estrategicamente, a base experimental é fundamental em várias das especificidades tratadas na teoria e na aplicação do Eletromagnetismo. Entre estas perspectivas um dos projetos atualmente em desenvolvimento pelo Prof. D.Sc. Eduard Montgomery está na análise de respostas de bobinas planas e bobinas em anel formando transformadores, que são excitados com ondas quadradas. Neste projeto, vários resultados já foram obtidos, fazendo parte da produção intelectual do GEMA.

Sendo assim, existe uma gama de conhecimentos interligados entre os componentes do GEMA, que pretendem desenvolver novas metodologias, novos produtos, além de levar à sociedade seus resultados, por meio de sua produção em eventos e periódicos, ou por meio de consultorias ou patentes.

 

No ar desde 31/08/2009

Última Atualização: 24/10/2012

Links Atualizados: Produção, Integrantes, Imagens