Eduard Montgomery Meira Costa

INÍCIO
Áreas de Pesquisa

Áreas de Interesse/Conhecimento

Youtube

Links

 

PUBLICAÇÕES:
Livros
Artigos

Apostilas
Relatórios
Formação

Softwares

Outros

LATTES:
CV Lattes
Grupos de Pesquisas

UNIVASF:
Disciplinas

Materiais para download

CONTATOS:
eduard.montgomery@univasf.edu.br
emontyc@yahoo.com.br
edmonty@ig.com.br

 

Resumos de Palestras Proferidas em Eventos

Utilizando Dióides na Síntese do Supervisor de Sistemas a Eventos Discretos Temporizados

(Palestras do Mestrado do DEE - UFBA - 2002)

Resumo:

Este trabalho utiliza a álgebra de dióides na formulação do problema de controle de SEDs temporizados. As linguagens utilizadas para descrever e especificar o comportamento do sistema são substituídas por matrizes de incidência temporizadas construídas a partir dos eventos controláveis, dos eventos não controláveis e da especificação de comportamento. O supervisor é sintetizado através de operações matriciais reconhecendo palavras através de uma série formal. O procedimento de síntese proposto gera o mesmo resultado que seria obtido com o procedimento clássico, quando as temporizações são binárias.

Síntese de Supervisores de Sistemas a Eventos Discretos com Observação Parcial de Eventos Utilizando Dióides e Matrizes de Incidência

(Palestras do Mestrado do DEE - UFBA - 2002)

Resumo:

Esse trabalho apresenta a utilização da álgebra de dióides para sintetizar supervisores para sistemas a eventos discretos com observação parcial de eventos. Tanto o modelo do sistema como a especificação de comportamento são representadas por matrizes de incidência definidas nesta álgebra. A síntese do supervisor é realizada através de operações matriciais e provê o mesmo resultado obtido com o algoritmo clássico da suprema sublinguagem.

Importância da Programação Utilizando Linguagens de Alto Nível na Simulação de Sistemas

(I Jornada de Computação de Feira de Santana - JOCOMP - 2002)

Resumo: Na pesquisa científica, os sistemas necessitam de modelos para realizar análises sobre suas dinâmicas. Geralmente, os modelos de sistemas são descritos matematicamente ou, em alguns casos, graficamente. Modelos de sistemas permitem avaliar variáveis importantes para seu bom desempenho, tendo como vantagens a eliminação da inconveniência da manipulação real e os custos para esta (caso dos sistemas nucleares, astrofísicos, etc.).

Com o avanço da tecnologia digital, inúmeros processos passaram a ser analisados por simulação computacional, porque os modelos permitem tratamentos algorítmicos que solucionam problemas inerentes a cada sistema específico, podendo obter informações necessárias a seu respeito, bem como simular sua execução. Os computadores permitem não só a análise de sistemas, como treinamentos especializados, que apresentam os mesmos problemas que o estudo científico, como treinamento de pilotos de aviões, foguetes.

Para construir programas que realizem simulações e análise de sistemas, é necessário o conhecimento da programação em linguagens de alto nível, como C, Pascal, etc., devido à facilidade da estruturação dos programas. Inclusive, interessa também que o programa se apresente com boa interface visual, como é o caso do WINDOWS.

A programação para WINDOWS se apresenta como de importância fundamental para o estudante da ciência da computação, por ser um dos sistemas operacionais mais utilizados mundialmente. O mercado está repleto de programas desenvolvidos para solucionar os mais variados problemas e movimenta bilhões de dólares anuais. A principal linguagem utilizada para o desenvolvimento de programas para o WINDOWS é a linguagem C básica com a inclusão de mais de 1000 funções específicas desta plataforma, responsáveis pelo acesso direto aos periféricos do computador como discos, impressora, mouse, etc.

A Iniciação Científica e a Formação do Profissional

(I Seminário Técnico Científico - STEC - 2003)

Resumo: A formação de um profissional não se baseia só no conhecimento teórico e prático adquirido nos estudos das disciplinas de uma grade curricular de um curso, mas também no aprendizado a respeito da pesquisa e do desenvolvimento e uso de sua criatividade. Este contexto fundamenta as bases da Iniciação Científica na formação dos estudantes.

A Iniciação Científica é um conjunto de métodos que aprimoram os conhecimentos específicos de uma área e ensinam, através do direcionamento por parte da figura do orientador, ao estudante a se guiar na busca por materiais e métodos (ou seja, pesquisar) para solucionar ou investigar problemas teóricos e práticos.

Para o estudante participar da Iniciação Científica são necessários três pontos básicos: interesse; dedicação e disponibilidade de tempo, os quais se completam com a orientação dada e o projeto de pesquisa.

Esta formação específica é fundamentada na orientação à pesquisa bibliográfica sobre os assuntos necessários ao estudo; metodologia direcionada e desenvolvimento do formalismo teórico/prático do projeto, seguindo um cronograma de execução.

Tem-se como intuito na Iniciação Científica o aprendizado a respeito de uma área específica e a formação do profissional do aluno em termos de técnicas criativas e formais para desenvolvimento de um projeto teórico/prático baseada na pesquisa. Também, a Iniciação Científica pode ser puramente investigativa, o que define o projeto ser teórico.

Assim, espera-se de um aluno envolvido na Iniciação Científica o aprendizado na área (ou áreas) do projeto que venham a ser utilizadas no futuro; as metodologias de pesquisa bibliográficas; a preparação de textos como relatórios técnicos, artigos científicos, resumos (que formalizam as publicações e produção científica); a participação em eventos científicos; montagens físicas, entre outras, especialmente baseando o desenvolvimento do formalismo criativo para a solução dos problemas. 

A Automação Industrial e os Sistemas a Eventos Discretos

(I Seminário Técnico Científico - STEC - 2003)

Resumo: No mundo moderno, os sistemas industriais, sistemas bancários, sistemas de redes de computadores, sistemas de tráfego aéreo e ferroviário, entre outros, mais conhecidos na área de Engenharia Elétrica como Sistemas a Eventos Discretos, ou simplesmente por SED, tiveram um grande crescimento, passando a depender cada vez mais da automação. Os SEDs são sistemas que apresentam uma evolução dinâmica descrita pela ocorrência de eventos que determinam sua interação com o ambiente e que alteram o estado do sistema.

O desenvolvimento tecnológico atual determina uma necessidade básica para a automatização destes sistemas, visando maior segurança em sistemas que apresentam riscos para a vida humana (caso de indústrias petroquímicas e dos sistemas de tráfego), crescimento empresarial, aumento de produção e melhora na qualidade de produtos oferecidos à população.

A automatização de processos desta natureza precisa de estudos técnico-científicos apropriados, de forma a poder se desenvolver formulações teóricas para sua aplicação prática. Assim, para isto, torna-se necessário construir um modelo matemático ou gráfico para o sistema, onde o usuário pode definir uma tarefa qualquer a ser executada pelo mesmo (a qual é conhecida como especificação de comportamento ou especificação funcional) e construir o supervisor para o sistema, que é quem avalia o sistema a cada passo, enviando comandos e, realizando a tarefa solicitada pelo usuário, sempre que ela for possível.

No estudo dos SEDs, busca-se construir ferramentas computacionais em que o usuário possa desenhar o modelo do sistema e entrar com a especificação de comportamento para que o computador construa o supervisor por meio de um programa e, através deste supervisor construído e de um circuito específico, possa se comunicar com o sistema físico real, realizando a dada tarefa automaticamente. Atualmente, várias abordagens têm sido propostas para se trabalhar com os SEDs, porém, os modelos, geralmente são aplicados a problemas específicos, não tendo sido ainda definido um paradigma global.

Os estudos para a automação industrial são de alta relevância na atualidade, pois em muitos casos, como as indústrias petroquímicas, as plataformas petrolíferas, as siderúrgicas e outros, além de apresentarem muitos riscos para a vida humana, necessitam de um acompanhamento constante, precisão e produção acelerada. Também, os sistemas de grande porte adquirem um modelo mais fácil de ser trabalhado, podendo ser utilizada a simulação computacional para prever quaisquer problemas no sistema, antes de executá-lo, evitando assim, gastos desnecessários, acidentes, entre outros. Isto é visto em sistemas industriais que utilizam materiais químicos, ou que trabalham com explosivos, onde há perigo constante de vazamentos ou de explosões. Também, sistemas de tráfego aéreo e ferroviário, onde se devem prever ao máximo as possibilidades de acidentes, através de prioridades.

Deve-se observar que, embora em certos casos a automação industrial possa comprometer empregos, existe uma necessidade atual crescente de aumento da produção e de melhora da qualidade de produtos industrializados exigidos pelo mercado mundial, o que garante a oferta de melhores produtos para o homem. Logo, nem sempre a automação industrial implica em desemprego, desde que, estes processos levam o mundo moderno a necessitar, então, de mão de obra qualificada. Dessa forma, o avanço tecnológico, determina a necessidade de se buscar qualificação, para poder lidar com os processos automáticos.

O Dia do Eletricista

(Palestra sobre o Dia do Eletricista - Empresa Sativa Engenharia, Salvador, BA - 2004)

Nesta palestra foram apresentadas uma análise acerca das responsabilidades e necessidades do conhecimento das técnicas e teoria no trabalho com a eletricidade, do trabalhador nesta área. A importância do conhecimento para enfrentar os perigos que este trabalhador lida no dia-a-dia foi transmitida, mostrando a necessidade da segurança no trabalho e as formas de utilização de cada especificidade teórica cotidiana.

Automação Industrial e Controle de Sistemas a Eventos Discretos

(Ramo Estudantil IEEE, Área1, Salvador, BA - 2005)

Nesta palestra foi apresentada uma análise acerca do passado, presente e futuro da automação industrial, visando mostrar a evolução das técnicas de automação, desde a revolução industrial até os princípios dos CLPs e a comparação com os PCs industriais, bem como o futuro dos sistemas supervisionados através da supervisão inteligente.