A+ A-
logo crad

Atividades de Extensão do CRAD na Feira de Arte Cultura e Ações Comunitárias (FACA)




Escrito por: Clarissa Campello

Publicado em: 06/08/2018



     O Centro de Referências de Recuperação de Áreas Degradadas das Caatingas (CRAD/UNIVASF) participou nos dias 14 e 15 de julho de 2018 da Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (FACA) na cidade de Juazeiro/BA, no Centro de Cultura João Gilberto.

 

   A proposta da feira é reunir produções de diversas linguagens artísticas em um espaço de troca, exposição e apresentação de cultura regional local, promovendo atividades que envolvem Arte, Cultura e Ações Comunitárias. A feira FACA é uma iniciativa da DACC promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UNIVASF) em parceria com toda comunidade acadêmica, secretarias municipais de cultura, setores privados e coletivos que atuam com teatro, artes visuais, música, dança, cinema, entre outras linguagens.

 

 

 

Stand do CRAD/UNIVASF na Feira.

 

     O stand do CRAD expunha sementes e árvores de espécies nativas das Caatingas, além de divulgar livros publicados pelo centro, e mudas produzidas no viveiro do CRAD. Funcionários, Biólogos e alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia esclareciam ao público visitante sobre a riqueza de nossas espécies nativas e a importância de cultivá-las, incentivando a substituição planejada das espécies invasoras que promovem a intoxicação e esterilização do solo e comprometem a biodiversidade, tais como o Nim (Azaradica indica) e a Algaroba (Prosopis pallida).

 

    O CRAD também promoveu o plantio das mudas nativas no entorno do Centro de Cultura João Gilberto utilizando o princípio de miniecossistema , uma técnica desenvolvido pelo professor José Alves de Siqueira, que ministrou uma oficina de plantio para os presentes.

 

 

 

Oficina plantio de mudas, ofertado pelo profº José Alves - CRAD/UNIVASF.

 

    A FACA corta, atravessa, multiplica e transforma o cenário da cidade, com o intuito de realizar um encontro entre os vários atores que participam no processo de construção da sociedade. Agradecemos à participação do CRAD no evento e contamos com sua colaboração para a próxima edição da feira na cidade de São Raimundo Nonato, Piauí, em 2019.



06/08/2018

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência