A+ A-
logo crad

A Encíclica Verde e seu significado para a Caatinga




Escrito por: Erick Douglas Souza Almeida

Publicado em: 05/06/2017



       Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente no próximo dia 05 de unho, a arquidiocese de Feira de Santana (BA) realizou no último dia 02 de junho de 2017, na Carnaíba do Sertão, município de Juazeiro (BA) um estudo sobre a encíclica Laudato Si, escrita pela Vossa Santidade, Papa Francisco, que está sendo estudada pelas dioceses de todo o Brasil. Conhecida como a Encíclica Verde, é reconhecida como uma das mais modernas e progressistas encíclicas redigidas por um Papa na história da igreja católica. o estudo da Encíclica que contou com a participação das dioceses de todo o sertão baiano, bem como com os representantes regionais das Pastorais.

      No evento foram convidados dois palestrantes oferecer ao debate da mesa redonda a visão técnica e científica acerca dos problemas sócio-ambientais do ecossistema Caatinga. José Moacir dos Santos do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Biólogo Erick Douglas Souza Almeida, representando o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradas (CRAD/UNIVASF).

      O evento iniciou com a apresentação de todos os presentes e foram cantados hinos de louvor a Deus que enfatizavam o cuidado com a casa comum, o nosso planeta. Erick Almeida, contextualizou a Encíclica com os problemas enfrentados pelos catingueiros, apresentando a Caatinga como presente de Deus Criador, e os catingueiros como uma classe social que deve estar em constante luta para defender a sua região, seu povo e a cultura sertaneja. Foram discutidos diversos temas acerca dos desafios presentes e futuros para a conservação da Caatinga consoante aos temas abordados pela Laudato Si.

      A encíclica tem a proeza de contextualizar todos os problemas sócio-ambientais da atualidade com a espiritualidade, trata as ciências como um aliado na solução desses problemas. Ela contém críticas para ambos os lados. A ciência que vem ampliando sua habilidade de transformar o mundo material com suas novidades tecnológicas, porém, não preocupa-se em mudar as pessoas. E a religião, que por tempos não atentou para o cuidado com nosso bem maior, a Terra, que é a casa de todos. Em seu texto o Papa Francisco deixa claro a universalidade do que propõe, não se trata de um comunicado aos católicos, e sim, um chamado a todos os povos.



05/06/2017

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência