A+ A-
logo crad

Projeto Cursos das Caatingas promove minicurso sobre Tecnologia de Sementes




Escrito por: CRAD

Publicado em: 24/05/2016



O projeto Cursos das Caatingas é uma iniciativa pioneira coordenada pelo Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD/UNIVASF). Estes treinamentos têm como objetivo capacitar os participantes quanto aos aspectos e impactos do meio ambiente e a conduta sobre o processo de integração entre meio ambiente e responsabilidade social, além de proporcionar direcionamentos para produções científicas em recuperação e conservação da flora de áreas prioritárias para a Caatingas.

O Programa foi desenvolvido através de aulas teóricas, expositivas e complementação prática do campo ao laboratório. Os temas foram apresentados com uso de recursos audiovisuais contendo conceitos e exemplos práticos dentro da realidade regional, cuidadosamente selecionados pela equipe de profissionais do projeto: Elaine Nunes (Biológa); Dayane Fernandes (Biológa); Thatiany Teixeira (Biológa) e Raphaela Aguiar (Engenheira Agrônoma), com experiência no contexto ambiental da flora das Caatingas.

O primeiro minicurso de Tecnologia de sementes da Caatinga, que ocorreu nos dias 12 e 13 de maio de 2016, reuniu 20 participantes entre alunos de graduação de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Zootecnia da UNIVASF e uma professora do Instituto Federal – IF-Sertão.

Foram proporcionadas aulas teóricas e práticas, desde à coleta até a germinação de sementes nativas em campo e nos laboratórios, além de visitas às coleções botânicas, como o Herbário, Banco de sementes e Viveiro de mudas nativas do CRAD/UNIVASF. Ainda, foram oferecidos coffee breaks e os alunos foram contemplados com o sorteio do livro Guia de Campo de Árvores da Caatinga.



24/05/2016

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência