1. Ir para Menu
  2. Ir para o Conteúdo
  3. Ir para o Rodapé

Conheça nossas linhas de pesquisa

Conheça nossos experimentos e nossas linhas de pesquisa.

Engenharia de Água e solo

Conheça nossas linhas de pesquisa

Conheça nossos experimentos e nossas linhas de pesquisa.

Agrometeorologia e Ambiência

Laboratório de meteorologia

O LabMet representa uma contribuição importante da UNIVASF para a melhoria da formação profissional de seus alunos de Graduação e de Pós-Graduação, oferecendo a oportunidade de realizar pesquisas acadêmicas, que subsidiam de forma essencial o desenvolvimento das atividades agrícolas da região.

Acesse o site do LabMet

Organize seus horários

A Universidade oferece profissionais que podem auxiliar você na organização do seu tempo e no seu rendimento escolar. Consulte o Núcleo de atendimento ao discente para maiores informações.

Saiba mais...
  • Linhas de Pesquisa
    Engenharia de Água e Solo

  • Linhas de Pesquisa
    Agrometeorologia e Ambiência

  • LabMet - Laboratório de Meteorologia

  • Organize seus horários

Justificativas do Programa


O Vale do Submédio São Francisco é caracterizado pela forte atividade agrícola, em especial a agricultura irrigada, entretanto, práticas inadequadas de irrigação têm provocado uma crescente fragilidade ambiental nos ecossistemas naturais e diminuição da produtividade, tornando necessário diversificar as atividades e desenvolver tecnologias de uso e de conservação adequados dos recursos naturais.

Aponta-se, também, a necessidade de maior profissionalização do setor, criação de mecanismos para a produção de frutas de qualidade para o mercado interno e externo, além da introdução de inovações e mudanças tecnológicas nos processos produtivos e organização da cadeia produtiva. Como aliado, a região apresenta instituições com boa infraestrutura de pesquisa, com equipe multidisciplinar e composta por profissionais doutores e pós-doutores com formação acadêmica de qualidade.

Objetivos do curso


Este programa de pós-graduação visa fomentar a capacitação de recursos humanos na área de Engenharia Agrícola e afins no Trópico Semiárido. Espera-se formar profissionais capacitados para assumir atividades de pesquisa e docência, por meio de formação científica e cultural ampla, de forma a contribuir efetivamente para o desenvolvimento regional e do País.

Dessa forma, pretende-se qualificar recursos humanos pautados nos princípios da conservação e preservação dos recursos naturais renováveis e produzir tecnologias inovadoras compatíveis com o desenvolvimento regional e direcionadas ao agronegócio. Os egressos deste curso terão a formação básica para atuar na iniciativa privada, em órgãos governamentais, no ensino e na pesquisa.

Previsão do tempo