Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências
Líder do Grupo: Gisele Lemos Shaw
Linhas de Pesquisa do Grupo:
- Formação de Professores de Ciências;
- Educação e Divulgação Científica;
- Estratégias de Ensino e Aprendizagem de Ciências.
Professores envolvidos:
- Carlos Wagner Costa Araújo;
- Cixto de Assis Bandeira Filho;
- Gisele Lemos Shaw;
- Jackson Ruben Rosendo Silva;
- Letícia Maria de Oliveira;
- Manoel Messias Alves de Souza;
- Marcelo Reis dos Santos;
- Maria Cilene Freire de Menezes;
- Rosângela Vieira de Souza.
Estudantes envolvidos:
- Fabrício Silva da Cruz;
- Luciene Carneiro Lopes;
- Werle Cardoso da Silva;
- Gabriellen Thaila Alves Ferreira;
- Geraldo Soares da Silva Junior;
- Joerlan da Silva Santos;
- Joseni Brito Nery de Souza.
Objetivo Geral:
O NPEC objetiva promover investigações, reflexões, discussões e debates acerca dos processos de ensino, aprendizagem e formação de professores em ciências, de maneira a propiciar o desenvolvimento de ações e produções que contribuam com as pesquisas da área de educação em ciências.
Objetivos Específicos:
O NPEC busca atender aos seguintes objetivos específicos:
- Refletir, discutir, investigar sobre a formação de professores de ciências, considerando diversos aspectos desta, tais como concepções da natureza das ciências de professores e alunos, papel da pesquisa nesta formação, aquisição de saberes voltados ao exercício da interdisciplinaridade, contextualização e o trabalho com temas transversais, atividades em espaços não formais de ensino, dentre outros;
- Refletir, discutir e investigar estratégias de ensino e aprendizagem em ciências auxiliando os professores das escolas, fomentando pesquisas nesta temática e contribuindo assim para as produções acadêmicas;
- Investigar, refletir e discutir acerca da educação científica dos alunos da Educação Básica e do Ensino Superior, fomentando ações, pesquisas e produções que tragam conhecimentos sobre a ciência para a escola e universidade;
- Refletir, debater e investigar acerca do papel da educação e divulgação científica para a sociedade e para a educação em ciências;
- Discutir, debater e investigar potencialidades do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem de ciências, gerando estratégias e saberes às escolas básicas e à universidade;
- Refletir e pesquisar acerca do papel da cultura, diversidade e intersubjetividade no ensino e aprendizagem de ciências e na formação do professor de ciências;
- Investigar saberes e práticas escolares e não escolares em ciências identificando problemáticas e construindo estratégias didáticas que auxiliem as escolas básicas e às pesquisas acadêmicas;
- Construir saberes e ações acerca do trabalho com os temas transversais no ensino e aprendizagem em ciências;
- Investigar a construção de atitudes interdisciplinares no âmbito da formação de professores de ciências;
- Pesquisar a formação de professores de ciências que tenham uma visão transdisciplinar, crítico-reflexiva, que percebam as relações em as ciências, a tecnologia e a sociedade.