Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências

Líder do Grupo: Gisele Lemos Shaw



Linhas de Pesquisa do Grupo:

  • Formação de Professores de Ciências;
  • Educação e Divulgação Científica;
  • Estratégias de Ensino e Aprendizagem de Ciências.


Professores envolvidos:

  • Carlos Wagner Costa Araújo;
  • Cixto de Assis Bandeira Filho;
  • Gisele Lemos Shaw;
  • Jackson Ruben Rosendo Silva;
  • Letícia Maria de Oliveira;
  • Manoel Messias Alves de Souza;
  • Marcelo Reis dos Santos;
  • Maria Cilene Freire de Menezes;
  • Rosângela Vieira de Souza.


Estudantes envolvidos:

  • Fabrício Silva da Cruz;
  • Luciene Carneiro Lopes;
  • Werle Cardoso da Silva;
  • Gabriellen Thaila Alves Ferreira;
  • Geraldo Soares da Silva Junior;
  • Joerlan da Silva Santos;
  • Joseni Brito Nery de Souza.


Objetivo Geral:


O NPEC objetiva promover investigações, reflexões, discussões e debates acerca dos processos de ensino, aprendizagem e formação de professores em ciências, de maneira a propiciar o desenvolvimento de ações e produções que contribuam com as pesquisas da área de educação em ciências.


Objetivos Específicos:


O NPEC busca atender aos seguintes objetivos específicos:

  • Refletir, discutir, investigar sobre a formação de professores de ciências, considerando diversos aspectos desta, tais como concepções da natureza das ciências de professores e alunos, papel da pesquisa nesta formação, aquisição de saberes voltados ao exercício da interdisciplinaridade, contextualização e o trabalho com temas transversais, atividades em espaços não formais de ensino, dentre outros;

  • Refletir, discutir e investigar estratégias de ensino e aprendizagem em ciências auxiliando os professores das escolas, fomentando pesquisas nesta temática e contribuindo assim para as produções acadêmicas;

  • Investigar, refletir e discutir acerca da educação científica dos alunos da Educação Básica e do Ensino Superior, fomentando ações, pesquisas e produções que tragam conhecimentos sobre a ciência para a escola e universidade;

  • Refletir, debater e investigar acerca do papel da educação e divulgação científica para a sociedade e para a educação em ciências;

  • Discutir, debater e investigar potencialidades do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem de ciências, gerando estratégias e saberes às escolas básicas e à universidade;

  • Refletir e pesquisar acerca do papel da cultura, diversidade e intersubjetividade no ensino e aprendizagem de ciências e na formação do professor de ciências;

  • Investigar saberes e práticas escolares e não escolares em ciências identificando problemáticas e construindo estratégias didáticas que auxiliem as escolas básicas e às pesquisas acadêmicas;

  • Construir saberes e ações acerca do trabalho com os temas transversais no ensino e aprendizagem em ciências;

  • Investigar a construção de atitudes interdisciplinares no âmbito da formação de professores de ciências;

  • Pesquisar a formação de professores de ciências que tenham uma visão transdisciplinar, crítico-reflexiva, que percebam as relações em as ciências, a tecnologia e a sociedade.