Alunos de Engenharia Elétrica lançam livro de Eletrônica Analógica
15-07-2011 12:16:38

Os alunos do 8º período do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco- Univasf, Vital Pereira Batista Junior e Quelle Gomes dos Santos lançaram esta semana o livro “Experimentos de Eletrônica Analógica - Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais”. A publicação trata de experimentos de eletrônica analógica realizados no Laboratório de Eletrônica Digital da universidade, sob a orientação do professor Isnaldo Coelho.

O livro é o resultado de simulações desenvolvidas durante a disciplina Eletrônica Analógica, ministrada no 6º período do curso. São oito capítulos com experimentos que verificam a aplicação prática dos componentes estudados. A estudante Quelle dos Santos, uma das autoras da obra, sente um misto de satisfação e dever cumprido ao ver o trabalho publicado. “Quando a gente percebe que tudo que estuda na disciplina pode ser aplicado na prática, o aprendizado aumenta”, complementou Quelle.

Este é o segundo livro publicado pelos estudantes. Em Abril deste ano, Quelle, Vital e mais outros dois alunos do Engenharia Elétrica, Lucas Pires e Rafael Lima, lançaram “Experimentos e Sistemas de Controle”. O trabalho também foi desenvolvido em uma disciplina do 6º período do curso, neste caso, Laboratório de Controle I, com a orientação do professor Eduard Montgomery. Para o estudante Vital Pereira, as publicações representam uma importante contribuição para a formação dos profissionais da área. “O Brasil tem muitos bons livros teóricos de engenharia elétrica, mas a área de experimentos ainda é pobre. Com estes trabalhos, nós decidimos compartilhar as informações para colaborar no desenvolvimento dos estudos práticos de estudantes de todo o país”, concluiu Vital. “Experimentos de Eletrônica Analógica - Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais” pode ser adquirido através do link abaixo.

Fabíola Moura

Veja mais: