II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (Cobeai) segue com inscrições abertas até domingo (30)
26-10-2016 15:15:07

O II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (COBEAI), que acontecerá junto com o VI Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar (VI WEAI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), segue com inscrições abertas até este domingo (30). Com o tema “Meio ambiente: nosso desafio comum”, o II COBEAI acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). O evento, promovido através do Projeto Escola Verde (PEV) da Univasf, já conta com mais de 600 inscritos.

As inscrições para participar da programação são realizadas no site do II Cobeai. O resultado dos artigos e resumos aprovados será divulgado até domingo (30), também no site do evento. No total, foram mais de 300 submissões de artigos e resumos de professores, pesquisadores e estudantes de todo país. Ainda restam as últimas vagas para algumas atividades, que fazem parte da programação, como mesas-redondas, visitas técnicas, oficinas e minicursos.

A Conferência de Abertura sobre o tema “A importância da Educação Ambiental para as transformações sociais” será ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Jacobi. Todos que participarem da conferência de abertura e assinarem a Ata de Presença receberão certificado desta atividade, mesmo que não tenham realizado inscrição no evento. A cerimônia e a conferência de abertura serão transmitidas ao vivo pela WebTV Caatinga.

Durante o evento, serão realizadas diversas conferências, exposições artísticas e científicas, mesas-redondas, lançamento de livro, apresentações orais nos GTs. Também haverá oficinas e minicursos com temas como “Ecofisiologia de plantas da caatinga”, “Gênero e meio ambiente”, “Implantação de hortas em escolas públicas”, entre outros.

A programação ainda conta com visitas técnicas ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna), Cooperativa de produtores de uva e suco Nova Aliança (Coana), Ecovale do São Francisco e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A programação completa está disponível no site do evento. Dúvidas e informações podem ser obtidas através do e-mail: cobeai.2016@gmail.com.

Para o coordenador do Cobeai e do PEV, professor Paulo Ramos, o evento está se consolidando como um espaço para discutir a questão ambiental e questões específicas da educação ambiental. “Esperamos um grande público, entre professores, estudantes de diversas regiões para trocar experiências em comum e discutir formas para solucionar os problemas”, destaca.

Karen Lima

Foto: Abertura do I Cobeai, realizado no Complexo Multieventos, em 2015.