Convênio entre Governo de Pernambuco e Univasf contempla popularização da ciência
02-02-2010 19:02:57

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos assinou na tarde desta terça-feira (2) convênio de cooperação financeira com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para a construção do novo prédio do Espaço de Ciência e Cultura da instituição (ECC/Univasf), em Petrolina, sertão do estado.

A solenidade aconteceu no auditório da biblioteca do campus Petrolina Centro, e contou coma presença de autoridades políticas e acadêmicas. No palco de honra, além do governador Eduardo Campos e do reitor da Univasf, professor José Weber, estavam o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal, Fernando Filho, mentor da proposta de emenda parlamentar que assegurou um terço dos recursos da obra, orçada em 4,5 milhões, que contará ainda com aporte financeiro do Governo de Pernambuco de 1,5 milhões, e outros 1,5 milhões do Ministério da Educação (MEC).

A previsão é que a obra seja iniciada no prazo de 30 a 90 dias, após andamento do processo licitatório e assinatura da ordem de serviço que autorizará a respectiva execução. Quando ficar pronto o novo prédio abrigará novos equipamentos já projetados, tais como biblioteca, infoteca, café cultural, auditório com 111 lugares, laboratórios e mirante, que além da bela paisagem do Rio São Francisco vai oferecer aos visitantes um observatório astronômico. Outro ambiente importante já projetado para o local é o museu da Univasf.

Para o aluno do curso de Engenharia de Produção e monitor do ECC, Gustavo Augusto, a nova estrutura vai proporcionar um melhor acesso dos estudantes às atividades desenvolvidas, além de servir como um espaço pedagógico aos professores das escolas públicas da região.

Ao destacar o ambiente da universidade como instrumento em favor da sociedade, o reitor José Weber disse que a arte e a ciência terão um lugar de destaque no ensino público. A razão da expectativa tem como referência as ações já implementadas pelo Espaço de Ciência e Cultura. “Mesmo com a atual estrutura já conseguimos atender mais de 18 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino, com o novo espaço teremos a oportunidade de popularizar cada vez mais o conhecimento produzido na universidade, afirmou José Weber”.

[1100 acessos desde 17/04/2013]