Cemafauna lança amanhã (1º) livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’
30-06-2016 16:28:47

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançará, amanhã (1º), o livro ‘Borboletas no Vale do Catimbau’, escrito pelo biólogo Carlos Eduardo Nobre e pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Clemens Schlindwein. O evento começa às 17h, no Museu de Fauna da Caatinga, no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina, sertão pernambucano.

A obra tem como principal objetivo apresentar ao público leigo, amador e acadêmico as espécies de borboletas que ocorrem no Parque Nacional do Catimbau, uma das poucas Unidades de Conservação (UCs) de Pernambuco e do semiárido nordestino brasileiro. A elaboração deste livro surgiu em 2005, a partir da vontade de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos biólogos Carlos Eduardo e Clemens Schlindwein sobre interações inseto-planta no recém-criado Parque Nacional do Catimbau. Esse é o primeiro guia de campo de borboletas no Brasil e ainda dá destaque à biodiversidade de um dos biomas menos conhecidos do país, a Caatinga.

Sobre os autores
Carlos Eduardo Beserra Nobre é bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Biologia Animal (Universidade Federal de Pernambuco). Atualmente, é analista ambiental no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, onde atua no monitoramento de Entomofauna Terrestre. Desenvolve pesquisas em Biodiversidade e Taxonomia de Lepidoptera e Odonata do Nordeste.

Clemens Schlindwein é graduado em Ciências Biológicas (Universität Hohenheim) e doutor em Ciências Naturais – Biologia (Universität Tübingen, Alemanha). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Botânica, coordenando o grupo de pesquisa: Plebeia – Ecologia de Abelhas e da Polinização. Desenvolve pesquisas em Ecologia da Polinização e assuntos associados.

Serviço:
‘Borboletas no Vale do Catimbau – Guia de espécies e flores visitadas’
Verbis Editora
Preço de capa – R$75,00/ Valor de venda no lançamento – R$60,00
Autores: Carlos Eduardo Nobre e Clemens Schlindwein
Lançamento:
Data: 01/07/2016
Horário: 17h
Local: Museu de Fauna da Caatinga/ Cemafauna Caatinga – Campus Ciências Agrárias da Univasf - BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1, Petrolina-PE.
Outras informações: (87) 2101-4818

Jaquelyne Costa - Ascom Cemafauna