Univasf e Globo Universidade produzem minidocumentários sobre personagens da região do Velho Chico
05-04-2016 16:14:43 (modificada em 06-04-2016 10:45:20)

Cinco minidocumentários estão sendo produzidos nas cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Sobradinho (BA) e Casa Nova (BA) com personalidades inspiradoras da região. A produção dos vídeos faz parte do projeto “Vozes do Velho Chico”, uma iniciativa do Globo Universidade realizada em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da TV Caatinga. O objetivo é produzir conteúdo sobre as pessoas que vivem na região do Velho Chico, fomentar a produção audiovisual universitária e promover a troca de conhecimentos.

Com duração média de três minutos, os vídeos são produzidos através de entrevistas e imagens da rotina dos personagens, que são pessoas ligadas à música, gastronomia, dança, turismo e a comunidades de fundo de pasto da região. As gravações iniciaram no dia 29 de março e irão prosseguir até o final desta semana. No total, há 25 pessoas envolvidas diretamente no projeto, entre elas estudantes do Colegiado de Artes Visuais, estagiários de Jornalismo da Univasf, orientadores, cinegrafista, produtor e editor.

A previsão é de que a produção dos minidocs seja finalizada em maio. Os documentários estarão disponíveis nos sites da TV Caatinga e do Globo Universidade e também serão divulgados nas redes sociais. Os vídeos serão apresentados no evento de lançamento da nova edição dos Cadernos Globo sobre o Rio São Francisco, que será realizado no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro. O caderno temático mescla conteúdos de revista com publicações acadêmicas e a temática desta próxima edição será inspirada no rio São Francisco, acompanhando o tema central da nova novela da TV Globo.

Para orientar os participantes do projeto “Vozes do Velho Chico”, foram realizados, no dia 17 de março, um bate-papo com a produtora de conteúdo do Globo Universidade, Helena Klang, e uma oficina sobre linguagem documental, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura, José Brito Cunha.

Para o estudante de Artes Visuais da Univasf Fernando Pereira, a oportunidade é importante para a formação dos participantes envolvidos com o projeto. “Temos a possibilidade de entender como funciona e vivenciar todas as etapas da produção cinematográfica”, observou.

A estagiária de Jornalismo da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da Univasf, Fabiana Silva, classificou a experiência como enriquecedora. “Estou tendo a oportunidade de mostrar outra realidade do sertão, a imagem de um sertão feliz, com pessoas felizes consigo e com a sua terra”, contou.

A produtora do Globo Universidade Helena Klang ressaltou, durante sua passagem pela Univasf para a realização da oficina com os participantes, que o projeto é inovador. “Com esta parceria, damos início a um novo processo de trabalho com universidades, pois ao mesmo tempo que possibilitamos à juventude local falar da sua região também contribuímos para a qualificação destes jovens para o mercado de trabalho”, disse.

Karen Lima