Professores e cinegrafista franceses visitam a Univasf e o Vale do São Francisco
08-04-2015 18:03:53

A utilização da água nas mais diversas atividades agrícolas trouxe à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) um grupo de franceses, que estará em visita à região até sexta-feira (10). Os professores Catherine Lejolivet e Régis Triollet vieram acompanhados do cinegrafista Mathieu Perdoncin, da Educagri Editions, todos vinculados ao Ministério da Agricultura da França, para conhecer a região, visando à produção de dois documentários, e estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa do Vale do São Francisco para um programa de intercâmbio estudantil. O grupo está sendo acompanhado pelas equipes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Univasf.

Catherine é professora de piscicultura no Institute EPLEFPA Lozere – Lycée Louis Pasteur, situado na cidade de La Carnougue, sul da França; e Triollet é professor de horticultura e paisagismo e atua na direção geral de Ensino e Pesquisa do Ministério da Agricultura. O interesse do grupo concentra-se nas áreas de aquicultura, agroecologia e gestão e tratamento da água. Esta visita tem como objetivo possibilitar a vinda de um grupo de dez estudantes franceses de diferentes cursos da área das ciências agrárias para passar quatro semanas na região no próximo mês de junho.

“É muito importante essa troca de experiências entre os jovens franceses e os professores, pesquisadores e estudantes brasileiros. Buscamos soluções para problemas semelhantes, como tratamento da água e produção agrícola sustentável”, disse Catherine. Ela ressaltou que cinco estudantes do Institute EPLEFPA Lozere já estiveram aqui na Univasf participando de intercâmbios em anos anteriores.

O cinegrafista Perdoncin tem outro objetivo nesta visita à região. Ele está coletando informações para a produção de um dois documentários educativos voltados também à gestão da água e produção agrícola sustentável. “Serão produzidos dois documentários, com cerca de 13 minutos cada, que serão utilizados na formação dos alunos”, contou. O projeto intitula-se, numa tradução livre do francês, “Produção animal e gestão da água: a pesquisa de uma simbiose”.

O grupo de franceses já visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), esteve em Sobradinho e em Casa Nova (BA) onde teve contato com colônias de pescadores. Eles também visitaram a Codevasf e a Compesa e amanhã (9) irão à Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em Uauá (BA). Na sexta-feira, irão conhecer o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad) e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Univasf, no Campus Ciências Agrárias.

Renata Freitas