Projeto na Univasf oferece ginástica para adultos
17-03-2015 10:17:13

Desafio ao corpo, flexibilidade e equilíbrio corporal são algumas das propostas do projeto de extensão 'Gymnações: práticas em ginásticas na Univasf', que está com inscrições abertas para adultos. Podem participar pessoas das comunidades interna e externa com idade entre 18 e 50 anos. As aulas são de ginástica geral e acontecem nas quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30, no Colegiado de Educação Física, no Campus Petrolina Sede, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no mesmo horário e local das aulas.

Durante as aulas, são executados alongamentos e exercícios através da dança, movimentos da ginástica artística, acrobática e rítmica. Segundo a coordenadora do projeto, Natália Goulart, a ginástica geral não é uma atividade de competição, mas sim de apresentação. “Nós formaremos uma equipe para nos apresentarmos nos festivais de ginástica, como por exemplo, no Festival Gym Brasil que acontece anualmente em cidades diferentes e este ano deverá ser em Aracaju”, contou a coordenadora.

Natália, que já trabalhou no clube Grêmio Náutico União, no Rio Grande do Sul, mesmo clube onde a ginasta Daiane dos Santos treinou, ressalta a importância do projeto Gymnações, que também irá promover aulas de ginástica para crianças e adolescentes. “Nosso projeto tenta contemplar o trabalho de socialização através de exercícios em grupo, além de coordenação, equilíbrio e toda capacidade física e motora, o que é importante para qualquer ser humano, seja criança, adulto ou idoso”, explicou.

As aulas são acompanhadas por três monitores do projeto e um deles é Igor Rafael Andrade Campos, estudante de Educação Física na Univasf e faixa marrom em judô. Para Campos, a experiência nas aulas de ginástica era algo muito distante da realidade na região. “A ginástica geral não é encontrada facilmente em outras localidades e é uma atividade muito importante para o conhecimento do próprio corpo, para conhecer as suas limitações e suas capacidades, além de facilitar a interação com outras pessoas”, observou o monitor.

O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Colegiado de Educação Física. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 2101-6856.

Mayra Coelho