Univasf oferece 1.370 vagas pelo Sisu 2015, que está com inscrições abertas até quinta-feira (22)
19-01-2015 17:40:32

Estão abertas a partir de hoje (19) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2015, que este ano oferece 205.514 vagas em cursos de graduação de 128 instituições públicas de ensino superior de todo o País. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferta 1.370 vagas em 24 cursos presenciais de graduação distribuídos em seis campi situados nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do site do Sisu até as 23h59 (horário oficial de Brasília) desta quinta-feira (22).

Para se inscrever, o estudante deverá ter o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e ter obtido nota acima de zero na prova de Redação do Enem. Os candidatos podem se inscrever em duas opções de cursos, que podem ser alteradas durante o período de inscrição no Sisu. Somente a última inscrição confirmada será considerada válida. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se irá concorrer na modalidade Ampla Concorrência ou nas vagas reservadas aos egressos de escolas públicas (Ver abaixo relação com as modalidades de concorrência).

No site da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Univasf estão disponíveis o quadro de vagas nos cursos da instituição e o cronograma de matrícula do Sisu 2015, assim como o Edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2015. A relação de classificados na Chamada Regular do Sisu será divulgada na próxima segunda-feira (26). Este ano, haverá apenas uma Chamada Regular. As vagas ociosas serão preenchidas por meio da Lista de Espera.

Políticas Afirmativas – Conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012), regulamentada pelo Decreto 7.824/ 2012, e a Portaria Normativa nº 18/2012 do Ministério da Educação (MEC), que regulamentam a implantação do sistema de cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Univasf reserva 50% das vagas de graduação para cotistas. A lei abrange estudantes de escolas públicas, e entre estes, aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; negros, pardos e indígenas. De acordo com a Lei, confira a distribuição dos grupos:

a) Grupo L1: vagas reservadas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
b) Grupo L2: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
c) Grupo L3: vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
d) Grupo L4: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
e) Grupo Ampla Concorrência (AC): vagas destinadas aos estudantes que não se enquadrarem em nenhum dos grupos acima ou que não optarem pelas vagas reservadas.

Renata Freitas