Consultório Itinerante de Oftalmologia será inaugurado amanhã (26), no campus Juazeiro da Univasf
25-11-2013 15:06:33

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) inaugura, amanhã (26), o projeto “Consultórios Itinerantes”, com o lançamento do Consultório Oftalmológico. A solenidade de inauguração acontece a partir das 9h, no Centro de Convivência do campus Juazeiro (BA). Estarão presentes à cerimônia, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; o vice-reitor, Telio Nobre Leite; o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB); o coordenador do projeto, o professor da Univasf Alexsandro Machado, além de autoridades do município, de outras cidades da região e dos estados da Bahia e de Pernambuco.

Logo após a inauguração, serão realizadas as primeiras consultas oftalmológicas. Amanhã, serão atendidas 12 crianças da rede pública de ensino de Juazeiro. A previsão, segundo o professor Alexsandro Machado, é que, nesta primeira semana, 60 crianças matriculadas nas escolas públicas da cidade passem pela consulta com o médico oftalmologista. O projeto irá atender um total de 989 estudantes da rede pública de ensino de Juazeiro, já identificados por meio do Programa Saúde na Escola. “No início, vamos atender 24 crianças por dia. Mas nossa capacidade de atendimento é de 48 consultas diárias”, revela Machado.

Promovido em parceria com o Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Educação e da Saúde, o projeto “Consultórios Itinerantes” visa levar atendimento médico oftalmológico e odontológico a crianças matriculadas em escolas públicas em municípios do semiárido. Também poderão ser atendidos jovens e adultos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado. Quando estiver funcionando plenamente, o que está previsto para 2014, serão ofertados serviços de atendimento oftalmológico e odontológico. Os consultórios funcionam em contêineres, o que permite mobilidade para circular por várias localidades.

Os equipamentos do projeto estão orçados em R$ 2,5 milhões e são financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Já os insumos serão custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para trazer os “Consultórios Itinerantes” para o Vale do São Francisco, a Univasf contou com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), cuja participação foi decisiva para a implantação do projeto na região.

O Consultório Itinerante Oftalmológico possui todos os equipamentos necessários para uma avaliação completa da saúde ocular do paciente. O contêiner divide-se em dois consultórios; uma pequena recepção, onde as crianças irão aguardar o atendimento; e uma fábrica de óculos. O paciente que tiver óculos prescritos pelo médico irá recebê-los, gratuitamente, antes de deixar o consultório.

Machado ressalta a importância social da iniciativa. “Vamos contribuir para a saúde e o desenvolvimento escolar de crianças que não têm acesso fácil a esse tipo de assistência em saúde. São crianças que estão nos chamados ‘vazios assistenciais’”, observa.

A implantação dos consultórios também foi pactuada com o Colegiado Regional Interestadual (CRIE), da Rede PEBA de Saúde, que reúne secretarias municipais de saúde de cidades do Médio São Francisco dos Estados de Pernambuco e Bahia. Machado informa que foi a CRIE que definiu o início do projeto pela cidade de Juazeiro. A segunda cidade a receber os consultórios itinerantes será Petrolina (PE), seguida por Ouricuri (PE).

Renata Freitas

Veja mais: