Campus da Univasf em Paulo Afonso será oficializado na próxima quinta-feira
13-03-2013 11:35:22

O 6º campus da universidade e 3º a ser implantado na Bahia, será erguido em terreno doado pela Chesf. A área de quase 10 hectares será entregue à Univasf em solenidade para assinatura do termo de posse. O evento será transmitido ao vivo pela internet.

O projeto de expansão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para a cidade de Paulo Afonso (BA) está mais perto de se concretizar. O marco da iniciativa será a assinatura do termo de posse prévia do terreno doado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) à Univasf, em solenidade na próxima quinta-feira (14). O ato será celebrado às 9h, no Loteamento Sal Torrado II, área doada à Univasf e que vai abrigar o sexto campus da instituição e o terceiro na Bahia, previsto para entrar em funcionamento em 2015, inicialmente com o curso de Medicina e oferta de 40 vagas anuais.

A área que será doada à universidade mede cerca de 100.000m², e conforme cronograma estabelecido pela Univasf, o processo de licitação para seleção da empresa para execução das obras ocorrerá ainda este ano. Além de salas de aula, laboratórios, biblioteca e setores administrativos, o projeto concebe infraestrutura urbanística e paisagística, equipamentos de apoio que incluem centro de convivência e de serviços que serão oferecidos dentro do campus. Além dos recursos destinados às instalações físicas, inicialmente de R$ 14 milhões, também está pactuado com o MEC o provimento de 90 vagas para concurso público, visando à contratação de 60 docentes e 30 técnicos-administrativos de nível médio e superior.

Conforme o assessor especial da Reitoria, professor Edmilson dos Santos, que está à frente dos trabalhos de expansão da universidade, a implantação do segundo curso de Medicina da Univasf está em consonância com projeto do Ministério da Educação de reduzir o déficit de médicos, com incentivo à ampliação de vagas e cursos oferecidos pelas universidades federais, especialmente na região Nordeste, cuja carência destes profissionais é maior que no resto do país. O curso de Medicina já é oferecido pela instituição, em Petrolina (PE), no campus sede, desde 2004, ano que a Univasf iniciou suas atividades acadêmicas.

Para o reitor Julianeli Tolentino, a implantação do campus de Paulo Afonso é fruto de “um trabalho em parceria”. Ele ressalta o apoio recebido que avalia ter sido decisivo para a viabilização do projeto. “A nossa proposta foi entendida”, destaca Julianeli. “O apoio que estamos recebendo da Chesf para uma empreitada deste porte; a interlocução com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e demais lideranças políticas possibilitaram esta ação, um sonho de tantas pessoas dessa região, e que deverá se consolidar muito em breve”, ressaltou.

Ato solene

Além das autoridades que assinarão o termo de posse, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e dirigentes da Chesf, o diretor-presidente, João Bosco de Almeida e o diretor-administrativo, José Pedro de Alcântara Junior, também estarão presentes à cerimônia, o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos que abrirá o evento, o vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, o diretor da Chesf em Paulo Afonso, Augusto Cesar e lideranças políticas regionais, entre estas, os deputados federais Josias Gomes e Luiz de Deus e os deputados estaduais, Mário Negromonte e Paulo Rangel.

“Reafirmo a importante contribuição dos nossos parceiros, destaco também o empenho da minha equipe, a sensibilidade e entendimento do Conselho Universitário da Univasf que aprovou a implantação deste campus. Como representantes de instituições públicas, estamos a serviço da população o que ratifica o compromisso social expresso em nossos atos. Como gestor de uma universidade federal que tem como missão o desenvolvimento do semiárido, sou grato a estas instituições e pessoas que estão nos apoiando para a concretização desse projeto”, disse Julianeli Tolentino.

A solenidade poderá ser acompanhada pela internet, em tempo real, através do site da WEBTVCaatinga da Univasf. Para assistir a transmissão acesse www.rtvcaatinga.univasf.edu.br.

Notícia republicada.

Klene Barreto de Aquino