Professor da Univasf, José Alves, lança o livro Flora das Caatingas do Rio São Francisco
20-09-2012 17:02:44

Será lançado em Recife o livro Flora das Caatingas do Rio São Francisco – História Natural e Conservação, organizado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), José Alves Siqueira Filho. O evento de lançamento ocorrerá hoje (20), às 19h30, no Park Hotel. Com 551 páginas, a obra é um registro científico da biodiversidade da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro que concentra diversas espécies endêmicas da região, ou seja, de ocorrência única, que ocupa 12% do território brasileiro.

A publicação contou com a colaboração de 99 autores, e reúne textos e fotografias reveladoras da paisagem do ambiente semiárido. Além de ser um registro científico de um dos biomas menos conhecidos do planeta, Flora das Caatingas configura-se como exemplar de uma estética reveladora que brota do solo da região.

A diversidade está presente em cada página como documento do ecossistema constituído por uma variedade de espécies. “O livro é o resultado de quatro anos de esforços contínuos para conhecer os mecanismos que regulam e organizam as comunidades florísticas nas Caatingas do São Francisco”, informa José Alves.

Flora das Caatingas é também um alerta à comunidade científica, às autoridades e à sociedade sobre os principais desafios do bioma e os impactos das áreas degradadas. Além do registro florístico, a publicação também revela parte da fauna, a exemplo do tatu-bola, espécie rara e já ameaçada de extinção.

A publicação conta com apoio do Ministério da Integração, Projeto São Francisco, Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (Crad) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A cerimônia de lançamento hoje, em Recife, contará com as presenças do ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima e demais autoridades políticas e acadêmicas. Em outubro próximo, Flora das Caatingas do Rio São Francisco será lançada na cidade de Petrolina (PE).

Acesse AQUI o link da entrevista concedida pelo professor José Aves ao Bom Dia Pernambuco.

Klene Barreto de Aquino

[2955 acessos desde 17/04/2013]