Em reunião com diretor do IAT, reitor da Univasf fala sobre projetos e políticas institucionais para EAD
16-08-2012 18:53:35

Na manhã desta quinta-feira (16), o reitor Julianeli Tolentino de Lima, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu o professor Rodrigo Aragão que é diretor de Educação a Distância do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão da Secretaria de Educação da Bahia, responsável pela formação dos professores da rede estadual de ensino. A visita à Univasf teve como destaque, reunião protocolar realizada no Gabinete da Reitoria com as presenças da equipe de gestão da Secretaria de Educação a Distância (Sead/Univasf). A Univasf é parceira do IAT em projetos na área de Educação a Distância, no sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com a presença nos municípios de Pintadas e no recém-inaugurado polo UAB de Juazeiro, no início deste mês, a Univasf passa a atender, no estado da Bahia, 250 alunos na modalidade EAD em cursos de Formação de Professores. De acordo com o secretário de Educação a Distância da Univasf, professor Ricardo Duarte, este número deverá saltar para 700 estudantes nos próximos dois meses, por meio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), que deverá contemplar a oferta de cursos na área, a exemplo da especialização em Administração Pública já programada para o pólo de Juazeiro.

Conforme Ricardo Duarte a previsão é que até novembro a Univasf atenda mais cinco pólos na Bahia, nas cidades de Campo Alegre de Lourdes, Capim Grosso, Piritiba, Paulo Afonso e Irecê, em articulação com o estado e respectivos municípios.

Para o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, a articulação entre as instituições, governo e municípios é essencial para o sucesso de projetos de grande alcance social. Ele citou ações que podem ser desenvolvidas em conjunto com o IAT e falou sobre a política da universidade para projetos em EAD. “Estamos buscando os recursos tecnológicos junto à Chesf e também à RNP e à Telebrás, que possibilitem uma melhor ambiência acadêmica no ensino a distância, como a internet super-banda larga, com conexões de alta velocidade”, ressaltou.

Rodrigo Aragão, destacou ainda que a perspectiva é consolidar os polos e a articulação com a universidade. “É muito importante iniciar as atividades acadêmicas com a Univasf, estamos buscando este apoio para que possamos expandir isso para cursos de licenciatura, formação continuada e especialização e também ações na área de experimentação educacional em educação a distância”, disse. Após a reunião, Rodrigo Aragão conheceu as instalações da Sead/Univasf.

Klene Barreto de Aquino

Veja mais: